salao

5 dicas para abrir um salão de beleza

Limpeza e organização são fundamentais em um salão de beleza
Limpeza e organização são fundamentais para o sucesso do seu próprio salão de beleza

Qual a cara do seu salão? Que tipo de serviços ele vai prestar? O dinheiro que você tem é suficiente para fazer o negócio girar por quanto tempo?

Antes de abrir o seu próprio salão de beleza, responda essas três perguntinhas. São elas que vão definir o sucesso do seu negócio no setor que cresce cada vez mais, de acordo com levantamento realizado pela Abihpee (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). Isso, porque, mesmo com a crise financeira as brasileiras não deixam de cuidar da pele, do cabelo e das unhas.

Antes de dar as 5 dicas primordiais para abrir o seu próprio salão, precisamos ter em mente que a cliente gosta de comodidade. Quando ela se desloca da sua casa até o estabelecimento, ela quer encontrar em um mesmo local todos os serviços de estética capilar, de sobrancelhas e cílios, higiene e embelezamento das mãos e pés, depilação, maquiagem, podendo ter no cardápio, inclusive, outros serviços de estética facial.

Se você já fez o exame de consciência, proposto do início dessa postagem, vamos ao que interessa! Para ajudar você a empreender com sucesso, a analista do Sebrae-SP, Ana Roberta Amarante, destaca os cinco pilares para abrir o próprio salão de beleza.

Confira:

  1. Estude o mercado
    É preciso analisar e entender o cenário do mercado de beleza. Ter Noções de gestão de pessoas, legislação e procedimentos técnicos, sem deixar de ter uma rotina de trabalho, com horários e dias definidos para tudo.
  2. Dinheiro precisa ser suficiente para o negócio gerar
    Verificar o valor de investimento e a previsão de retorno. Não é correto arriscar empreender apenas porque tem o dinheiro para o começo. É necessário ter estrutura para manter o negócio e gerar dinheiro por algum tempo.
  3. Quem será o seu cliente
    Definir o público-alvo para moldar o espaço de acordo com os clientes. Desta forma, o salão será lembrado pelo seu estilo e se tornará referência.
  4. Cuide da segurança dos clientes e colaboradores
    Ficar atento com a estrutura hidráulica e elétrica do lugar, para que aguente os aparelhos ligados por um longo período de tempo sem colocar a segurança dos funcionários e clientes em risco.
  5. Fique de olho nas tendências
    Acompanhe as tendências, as novidades, os cortes e cores das atrizes de novela. Isso, com certeza, faz uma diferença grande, pois as mulheres procuram profissionais que estejam preparados para atender seu desejo, que muitas vezes s.

Por que o mercado de beleza cresce tanto?

É importante destacar, que embora não seja um fenômeno recente, o culto à beleza e à juventude é uma forte tendência nos últimos anos, devido mudanças sociais, como a crescente participação da mulher no mercado de trabalho e o aumento da expectativa de vida das pessoas. O resultado de tudo isso tem sido o contínuo crescimento da indústria mundial de cosméticos e do mercado de embelezamento.

Por que é importante ter um salão com estilo?

Lembra da pergunta sobre “Qual é a cara do seu salão?”. Agora você vai entender a importância de definir isso e estabelecer o seu estilo. Para criar uma identidade própria é importante analisar as necessidades básicas da clientela. A cliente, hoje em dia, é uma mulher ativa, que trabalha, cuida da casa, estuda e tem pouco tempo para dedicar-se à própria beleza. Portanto, esse tempo deve ser o mais prazeroso possível. Das expectativas do cliente é que nasce a identidade do salão: espaço limpo, aberto, amplo e funcional, que proporcione facilidade de locomoção dos funcionários e dos clientes.

Qual é o meu público-alvo?

Ninguém atende todo mundo, certo?! Por isso, o conhecimento do público-alvo é determinante para buscar a excelência no atendimento. Uma clientela mais selecionada (de alto poder aquisitivo), por exemplo, vai exigir um serviço luxuoso, com um vasto leque de serviços, espaços requintados e um exército de funcionários para um atendimento perfeito. Um público com tempo escasso, exige um conceito mais simples, contudo sempre optando pela qualidade dos serviços.

Seus profissionais são de qualidade?

Um salão de beleza é um negócio que exige desempenho profissional de alto nível e sintonizado com as tendências definidas pelos padrões mundiais, uma vez que a facilidade de comunicação quebrou definitivamente as barreiras regionais. Cursos profissionalizantes, de nível técnico ou superior, surgem a cada dia criando novos padrões de desempenho e especializando os serviços. Informe-se e procure manter sua equipe capacitada e antenada com as novidades do mercado.

Fonte: Revista PEGN e Sebrae