Hidratação

A importância da hidratação nos cabelos

Estar com os cabelos ressacados, rebeldes e “sem vida” é um tormento na vida de qualquer mulher. Mesmo lavando regularmente com shampoo e condicionador, há vezes em que as madeixas precisam de mais do que isso. Assim como a nossa pele precisa de bastante água para se manter bonita e saudável, os cabelos também necessitam repor a queratina e outras proteínas perdidas graças à poluição, ao vento, químicas com tintura de cabelo, etc.

Nossos cabelos possuem uma proteção natural, uma substância oleosa produzida pelas glândulas. Porém, todos esses fatores citados acima contribuem para que as escamas da cutícula capilar – que tem como função proteger os fios e também é responsável pela maciez e brilho – se abram e as moléculas de água que hidratam os fios sejam perdidas, o que leva o cabelo a ficar ressecado, opaco e quebradiço.

Hidratação = cabelos saudáveis

Uma das forma de reverter essa situação e a mais utilizada, é fazer a hidratação dos cabelos. Esse método traz de volta nutrientes importantes e ajudam as escamas ressecadas a se fecharem, assim devolvendo a maciez e brilho aos fios, além de ajudá-los a crescer e reduzir o aspecto de “arrepiado” dos fios.

Quando você hidrata os cabelos, além dos cuidados básicos de todos os dias, seus fios ficam mais fortes e bonito. Esta comprovado que a hidratação traz mais sedosidade, suavidade e reduz o frizz. Além disso, pode diminui até 60% do volume do cabelo, seja ele liso, crespo ou qualquer outro tipo.

No entanto, para ter os cabelos sempre saudáveis é preciso manter uma frequência nas hidratações, pois ela dente a sair dos fios em torno da décima lavagem.

Tipos de hidratação

Você pode fazer hidratação tanto em um salão de beleza quanto em casa. As duas opções funcionam e você pode escolher conforme a sua necessidade.

Se os seus cabelos estiverem muito danificados, o ideal é que vá a um salão e busque por um especialista capacitado, pois ele poderá indicar qual é a melhor para o seu caso, além do fato de que o salão dispõe de produtos para hidratação profunda, que são vendidos apenas para esses estabelecimentos e precisam ser aplicados corretamente por um profissional.

Porém, você também pode fazer a hidratação em casa, com o uso de produtos específicos ou com máscaras naturais, como de abacate ou babosa, por exemplo. Para os produtos, é necessário seguir as instruções para que um bom resultado.