Maquiagem-com-duo-de-sombras-2

Como aplicar a sombra corretamente nos olhos

Aplicar a sombra nos olhos às vezes pode se tornar um pesadelo, principalmente para as mulheres que não têm o hábito de maquiar-se sozinha ou que geralmente prefere makes mais básicas, sem o uso da sombra – à não ser para ocasiões especiais.

No entanto, apesar de ser algo de outro mundo para algumas, aprender como aplicar a sombra corretamente nos olhos é mais simples do que parece. Dedicando uns minutinhos à mais para e seguindo o passo a passo, é possível fazer uma maquiagem arrasadora e deixar seu olhar mais intenso, com aquele efeito sedutor e profundo que cativa qualquer um.

Como aplicar sombra: passo a passo

como-passar

Você não precisa ser expert para fazer aquela make linda para os olhos. Saber quais produtos escolher, ter dedicação e colocá-la em prática são as peças-chave para aprender como aplicar a sombra corretamente, sem medo de errar.

Veja abaixo algumas dicas incríveis e muito simples de seguir dos sites ‘Um Como’, ‘Doutissima’ e ‘Mulher M’ que irão facilitar a sua vida na hora de usar a sombra e fazer aquela maquiagem linda para os olhos:

1º Passo – O segredo para maquiar os olhos como uma verdadeira profissional é saber como utilizar as diferentes combinações de cores para destacar o seu olhar, não importa se as cores que escolher sejam mais claras (azul, rosa, etc.) ou mais escuras (preto, marrom, etc.).

O ideal é que opte por três cores diferentes, mas que se complementem entre si. Você precisará de: uma cor principal que será a marca do seu look, uma sombra mais escura para destacar o olho e outra sombra mais clara – que as anteriores – para iluminar o olhar.

2º Passo – Para que a sombra não borre, comece a maquiagem pelo olho, sobretudo quando for utilizar cores mais escuras como o preto e o marrom. Deixe para passar a base, o pó e o blush depois que já tiver aplicado a sombra nos olhos;

3º Passo – Antes de começar com a sombra, aplique um primer de sombras em toda a zona da pálpebra para fixar melhor o produto e deixá-lo intacto por mais tempo, Isso previne o aparecimento de rugas e intensifica a cor da sombra.

4º Passo – Agora que a preparação para receber a sombra já foi feita, aplique a cor principal – que irá marcar o seu look definitivo – por toda a pálpebra com ajuda de um pincel médio, começando pela parte interna e espalhando para a parte externa.

5º Passo – em seguida, sobreponha com o tom mais escuro para criar profundidade. O truque nesta etapa, para trabalhar bem esta zona, é olhar de baixo para cima e com o auxilio de um aplicador traçar uma linha na dobra do olho, a partir da linha dos cílios superiores até ao fim. Para espalhar bem a sombra para fora e para cima, passe o pincel várias vezes por essa zona.

6º Passo – Para finalizar e conseguir um olhar cheio de vida, aplique a sombra mais clara (iluminador) e crie alguns pontos de luz na parte interna do olho – zona da lágrima – e também abaixo do osso da testa, espalhando-a para fora, mas sem chegar muito próximo a sobrancelha.

7º Passo – Para destacar e ficar com um olhar mais intenso e sedutor, utilize um bom delineador e também um rímel escuro.

Os tipos de sombras

sombra 1

Com o marcado da beleza cada vez mais extenso e diversas marcas e produtos surgindo no mercado, chega a ser complicado saber como eleger a melhor sombra para compor sua produção e fazer seus olhos ganharem mais destaque.

Atualmente, existem 5 tipos diferentes de sombras: a sombra em pó, cremosa, compacta, líquida e pigmento. Cada qual com sua textura e seu modo de aplicar, características que fazem toda a diferença no resultado final da make.

– Sombra em pó
A sombra em pó possui fórmula leve, que proporciona uma aplicação ultra suave e desliza facilmente pelas pálpebras, dando um acabamento bastante natural.

A maior vantagem da sombra em pó é a cor mais intensa, por isso é indicada para maquiagens noturnas.

Pode ser aplicada diretamente nas pálpebras com a ajuda de um pincel e depois tirar o excesso com batidinhas na mão, ou ser diluída em um pouco de água para uma aplicação mais fácil, sem perder o efeito.

– Sombra cremosa
De secagem rápida, esse tipo de sombra tem a textura cremosa, e assim como a em pó, desliza facilmente sobre a pálpebra. No entanto, possui a desvantagem de acumular nas dobrinhas da pálpebra e é recomendado sempre misturá-la com outro tipo de sombra, em pó ou compacta, para evitar que isso aconteça.

Outra desvantagem desse tipo de sombra é que ela derrete com muita facilidade, por isso deve ser evitada em maquiagens de longa duração.

– Sombra compacta
As maiores vantagens da sombra compacta é que ela não espalha tanto como o pó solto, tem um acabamento mais aveludado, além da ótima fixação e não borra. A cor não fica tão intensa, o que deixa os olhos com aspecto mais natural.

– Sombra líquida
Não é recomendada para mulheres com olhos muito fundos, pois acaba acumulando entre as pálpebras. A aplicação dessa sombra deve ser feita com a ponta do dedo, espalhando com leves batatinhas. Para conseguir um efeito transparente, deve-se utilizar um pincel molhado. A maioria das sombras liquidas são à prova d’água.

– Pigmentos
São ideais para fazer esfumados no canto dos olhos e é o tipo mais indicado para se trabalhar com as cores escuras. A desvantagem é que pode acumular nas linhas de expressão, por isso é preciso ter cuidado ao aplicar.