Linhas de expressão

Como reduzir as linhas de expressão

As temidas linhas de expressão começam a dar seus primeiros sinais após os 30 anos, pois é nessa idade que a pele vai ficando mais fina e, consequentemente, com mais dificuldade para reter a umidade suficiente que mantem sua elasticidade. Isso acontece porque a camada subcutânea da pele, onde existe uma camada de gordura, com o passar dos anos a derme vai perdendo substâncias como colágeno e elastina, responsáveis por manter a pele firme.

Como reduzir?

Há diversas maneiras de reduzir naturalmente as linhas de expressão, desde cosméticos, procedimentos estéticos até métodos caseiros. Porém, o ideal é sempre procurar um dermatologista para auxiliá-la em qual o melhor tratamento para o seu caso, já que rugas aparecem devido a diversos fatores, incluindo o genético.

A La Femme Institut separou algumas das soluções mais indicadas para reduzir as linhas de expressão:

1 – Cremes antirrugas e protetor solar

Usar um creme para sua idade à noite e filtro-solar diariamente é muito importante para evitar e reduzir as rugas finas que começam a aparecer com a idade.

No caso do protetor, o fator mínimo deve ser 30 e ser reaplicado uma ou duas vezes por dia. À noite, use um demaquilante específico, óleo ou sabonete para bebê retirando toda a maquiagem e depois passe seu creme anti-idade.

2 – Ginástica facial

Assim como o restante do nosso corpo, o rosto também tem músculos que, se exercitados, dão mais tonicidade à pele do rosto. Os exercícios faciais são uma excelente maneira de complementar os tratamentos e suavizam até as marcas mais fundas.

Veja abaixo três exercícios diários que você pode fazer para reduzir as rugas:

– Faça um bico redondo estendendo os músculos. Conte até 15. Volte devagar relaxando e contando até 7. Repita 5 vezes.

– Esprema os olhos e conte até 10. Volte devagar contando até 7. Repita 5 vezes.

– Force um “sorriso de Monalisa”, sem mostrar os dentes, conte até 10. Volte contando até 7. Repita 5 vezes.

3 – Patches antirrugas

Patches são pequenos adesivos transdérmicos que auxiliam no combate as rugas. Eles têm microbaterias que estimulam as fibras elásticas da pele. Basta colá-los embaixo ou ao lado dos olhos, na testa, ao lado da boca e esperar. A pele absorve o patch, desinchando-o e o deixando com a espessura de um papel. O efeito é instantâneo, porém, não é duradouro.

4 – Acupuntura

A acupuntura é usada no combate às rugas por estimular a circulação sanguínea, aumentando assim a oxigenação da pele e por consequência a produção de colágeno e elastina.

5 – Estimulação Russa

Técnica muito conhecida e muito utilizada pelas esteticistas, a estimulação russa é uma espécie de ginástica passiva do rosto. As fibras musculares são estimuladas através de eletroestimulação, os “choquinhos” que são produzidos pela máquina que fica em contato direto com a pele. O resultado é um contorno facial mais definido.

A máquina usada para a estimulação russa também auxilia na absorção de cremes para rugas, que são absorvidos por camadas mais profundas da pele.