decoração simples

Decorações para deixar seu salão de beleza mais estiloso e com personalidade

Mais do que prestar bons serviços e atendimento, para que o salão de beleza seja mais atrativo e consiga maior reconhecimento, é essencial que tenha seu próprio estilo, e nada melhor do que uma boa decoração para trazer à tona a personalidade do lugar.

A decoração, além de definir o público que você pretende atrair, torna o ambiente agradável, A aparência também é parte importante, já que um espaço aconchegante e charmoso passa a sensação de “bem-vindo e sinta-se a vontade”, que o cliente tanto procura – além do bom serviço – na hora de escolher um salão de beleza, o que ajuda a fidelizar clientes.

No entanto, uma decoração bem planejada não se resume apenas ao sentido visual, mas também ajuda a melhorar diversos aspectos relacionados ao espaço, como: garantir a circulação dos profissionais e clientes, dividir as estações de trabalho e organizar materiais. Estes são apenas alguns exemplos de com a decoração certa faz diferença no funcionamento do salão de beleza.

Como decorar o salão

A primeira regra para se decorar qualquer ambiente é entender o espaço que se tem para assim aproveitá-lo da melhor forma possível, prestando atenção sempre para não criar aquele aspecto de “amontoado”, mas utilizando toda a área.

A La Femme elegeu dos sites ‘Viva Decora’, ‘Decor Fácil’ e ‘Franquia Empresa’, algumas dicas e truques para decorar o seu salão de beleza e ter um bom aproveitamento do local.

1 – Salões pequenos
Para salões pequenos, o ideal é optar por cores claras nas paredes e muitos espelhos – de preferência, cobrindo toda a parede – para causar a sensação de amplitude. Além disso, apostar em linhas horizontais, seja em papel de parede ou uma prateleira com este formato, também criam a ilusão de que o ambiente é maior.

salão pequeno

A respeito do piso, favoreça os revestimentos com um único material e uma única cor, por exemplo: o piso monolítico (sem rejunte). Desta forma, o espaço ficará mais amplo por não haver quebras.

piso monolítico

2 – Salões grandes
Já os salões maiores não têm restrições quanto à espaço. Praticamente tudo é válido, só é preciso tomar cuidado para não colocar detalhes demais – plantas, enfeites, etc – para preencher o ambiente além dos equipamentos e outros instrumentos, e acabar criando aparência de acumulado.

salão grande

3 – Simplicidade acima de tudo
Se a ideia é fazer algo mais simples, combinar os móveis com espelhos de design diferente é uma opção bacana. Os espelhos podem ser com uma moldura larga e bonita, por exemplo. Para as paredes, destacar cores ou pendurar quadros também é interessante.

decoração simples

4 – As cores do salão
As cores do salão definem a comunicação visual do lugar. Se for usar um conceito minimalista, mais simples e elementar, o ambiente interno do salão também precisa passar essa impressão.
Se a pegada for mais colorida, o ideal é harmonizar com o restante dos móveis e acessórios. Por exemplo, cores vibrantes combinam com tons neutros, criando um ambiente despojado e jovial. A escolha dependerá do estilo que você quer.

decoração paredes

Papéis de parede também podem ser utilizados, e diferente da pintura direta na parede, é um revestimento bastante versátil e de fácil manutenção, que garante certo charme para o salão.

Contudo, antes de botá-lo no seu projeto, pesquise e veja muitas imagens e fotos de decoração com papel de parede para escolher o que melhor se encaixa com o seu estilo e do seu estabelecimento.

5 – Os móveis do salão
Os móveis devem ser de alta durabilidade e com um ótimo custo beneficio. Para a recepção, o balcão precisa conter espaço para um computador e talvez uma vitrine com alguns produtos que o salão oferece.

Já para a manicure, as cadeiras com gaveteiros são sempre a melhor escolha, pois dão flexibilidade e possuem uma ergonomia ideal. Na escolha dos espelhos, verifique o espaço que você tem disponível para colocá-lo.

Um truque é priorizar os que possuem porta objetos, pois quanto mais espaço você tiver para guardar acessórios, menor será a necessidade de armários.

decoração móveis 2

Para uma decoração moderna, aposte em peças de linhas retas e cores ousadas, já que os móveis também fazem parte deste estilo de decoração. Para um salão de beleza com retrô, invista em peças que remetam aos antigos salões delicados e elegantes.

decoração móveis 3

Estilos de decoração

Do clássico ao moderno, existem diferentes tipo de decorações que podem ser feitas no salão de beleza, uma proposta mais estilosas que a outra.

Veja abaixo algumas ideias de decoração para se inspirar: