Instrumentos para salão de beleza: o que não pode faltar?

Atualmente, montar um salão de beleza está entre as opções mais procuradas por quem deseja iniciar o próprio negócio. Isso porque o mercado da beleza aqui no Brasil – apesar da crise – continua apresentando índices de crescimento bastante satisfatórios, tornando-se assim um investimento que atrai os novos empreendedores, principalmente pela constante busca dos clientes para cuidarem do corpo e da aparência, e o lucro muito interessante que isto gera.

Para abrir um salão de beleza, assim como todo e qualquer negócio, é preciso planejamento. Desde o lugar, o valor do investimento, entre outros. E claro, saber quais são os principais itens que deverão ser adquiridos para o seu estabelecimento.

Veja a seguir quais instrumentos e serviços que não podem faltar para que abra bom salão de beleza:

– Itens para o cabelo

Existem vários itens para os cuidados com o cabelo e que são indispensáveis para você que deseja abrir um salão de beleza.

1. Tesouras

Tesouras

As tesouras são grandes companheiras dos cabeleireiros, utilizadas para os mais diferentes tipos de cortes. Por isso é importante adquirir um bom conjunto e modelos para cada estilo de corte (tesoura térmica, fio navalha, de fio laser, fio desbaste, etc.).

2. Secador

secador

Dê sempre preferência a produtos profissionais de alta qualidade e durabilidade, e também busque ter mais de um modelo para garantir que sempre estará equipado caso aja algum imprevisto. Afinal, o secador é um item necessário para diversos procedimentos nos cabelos.

3. Chapinha

chapinha

A chapinha – ou prancha – é um item indispensável para cuidados com os cabelos. Assim como o secador, opte sempre por produtos profissionais e que sejam produzidos com materiais que protejam os fios para garantir um melhor desempenho.

4. Escovas

escovas

As escovas auxiliam na modelagem do cabelo nos mais diversos procedimentos. Por essa razão, tenha diferentes tamanhos e com variados tipos de cerdas para atender todo tipo de público.

5. Modelador de cachos

modelador de cachosAo contrário dos bobes, os modeladores de cachos são perfeitos por sua rapidez e praticidade. É indicado – principalmente – para realizar penteados.

6. Cortador de Cabelo

cortador de cabelo

Um bom cortador de cabelo profissional é recomendado para atender ao público masculino, ou seja, é essencial que o salão possua.

7. Shampoo e condicionador

shampoo e condicionador

Se deseja abrir um salão de beleza, você precisa possuir uma série de shampoos, condicionadores e outros produtos para atender aos diferentes tratamentos estéticos e tipos de cabelos.

– Mobília geral

A mobília do salão também é uma parte importante e que necessita de atenção na hora de começar o próprio negócio. Além de tornar o ambiente mais agradável, os móveis devem ser apropriados para atender as necessidades dos clientes:

1. Cadeiras de cabeleireiro

Cadeiras de cabeleireiro

Essencial em qualquer salão de beleza, portanto, opte por cadeiras confortáveis e que se ajustem de acordo com cada cliente.

2. Lavatório

Lavatório

Dê prioridade para os lavatórios com cadeira anexada, para facilitar a lavagem dos cabelos.

3. Cadeiras de espera

Cadeiras de espera

Para deixar o ambiente agradável, limpo e confortável para quem espera sua vez, escolha cadeiras, sofás, puffs e poltronas que proporcione o conforto para os clientes.

4. Bancadas

BancadasPara que o profissional possa deixar os instrumentos e trabalhar de forma mais acessível e organizada, as bancadas devem ser funcionais e ter uma espessura relativamente larga.

5. Espelhos

Espelhos

Os espelhos são obrigatórios em salões de beleza. Então, é indicado que escolha espelhos adequados ao espaço físico do salão e compre de diversos tamanhos.

– Outros itens

Fora todos os itens citados acima, há alguns outros produtos que também devem compor o salão de beleza, especialmente com foco na higiene dos procedimentos.

1. Aparelho para esterilização

autoclave

Os instrumentos de manicure e pedicure devem ser esterilizados sempre para que não haja risco de contaminação. Assim, o uso de Autoclaves (aparelho para esterilização) para este procedimento é fundamental.

2. Toalhas

Toalhas

O uso de uma toalha por cliente é importante para a maior higienização nos procedimentos. Por isso, tenha uma boa quantidade pra a troca durante os atendimentos.

3. Estações de unha

Estações de unha

As estações de unha são usadas para guardar todos os produtos e utensílios necessários para os cuidados com as unhas, como alicates, lixas, cortadores, esmaltes, acetonas, etc.

4. Aventais e capas

Aventais e capas

Os aventais e capas são uma forma de demonstrar profissionalismo. Os aventais protegem o profissional durante os procedimentos, principalmente quando há utilização de produtos químicos. E as capas são importantes para proteção dos clientes.

5. Produtos descartáveis

Produtos descartáveis

Para garantir a segurança dos clientes e funcionários, tenha sempre máscaras, luvas, lixas e palitos descartáveis.