cuidados

Maquiagem para negras: quais os melhores produtos?

A diversidade étnica é uma das características mais encantadoras que o nosso país tem. Negras, mulatas, brancas, orientais, indígena e entre tantas outras, as terras tupiniquins reúnem uma variedade de tons de pele fascinante, cada um com sua particularidade e sua beleza. E hoje iremos focar na maquiagem para pele negra e morena.

Assim como as diferentes cores de pele têm suas singularidades, também necessitam de diferentes cuidados e cada qual tem seus truques quando o assunto é maquiagem.

Se antes os tutoriais e cosméticos eram voltados para o público com pele mais clara, hoje em dia já existem produtos específicos para cada tipo e tom de pele. Essa a crescente acessibilidade que o mundo da maquiagem vem ganhando atinge, não só todas as mulheres, mas o mercado que está se tornando mais democrático, buscando atender as necessidades de todas as etnias igualmente.

Tipos de maquiagens

tipos maquiagem

Se antes era muito complicado para uma mulher negra ou morena encontrar maquiagens voltadas para o seu tom de pele, o que a obrigava a utilizar produtos mais claros e que deixavam uma aspecto falso, atualmente esse problema não existe mais.

Hoje, há marcas que fabricam produtos especialmente para esses tons de pele, respeitando e destacando as características mais marcantes da beleza negra, como bases, corretivos e pós compactos. Já os batons e sombras não têm distinções. Todas as cores podem ser usadas por quem tem pele negra ou morena.

Veja abaixo, as sugestões dos sites ‘Tudo Sobre Make’, ‘Soul Negra’ e ‘Site de Beleza e Moda’ de batons e sombras e outros produtos que combinam e realçam as peles negras e morenas.

1 – Batons
Embora todas as cores de batom caiam bem com os tons de pele negros, existe um pequeno truque para encontrar aquela cor que mais destaca a beleza da mulher negra e complementa a make com perfeição, descobrindo se o seu tom de pele é quente ou frio.

A dica é simples. Usando um pedaço de cartolina rosa e outro laranja, aproxime do seu rosto em frente ao espelho e compare qual das duas cores realça e diminui as imperfeições da sua pele. Se for a rosa, seu tom é frio. E se for a laranja, o tom é quente.

No caso dos tons quentes, as cores de batons que melhor combinam são: vermelhos, rosados e, principalmente, os vinhos (puxado mais para o roxo, tons tipo cereja).

Já para os tons frios, cores como marrons, dourados, cobre e dos alaranjados são as mais indicadas e contrastam bastante com a pele, criando um efeito discreto e elegante.

Os batons nude e rosa opaco podem ser usados, tanto por quem tem o tom de pele frio, quanto tem o tom quente. As duas categorias ficam bem com essas cores.

*Dica: para quem deseja diminuir o tamanho dos lábios, procure não usar cores muito intensas.

2 – Sombras
As sombras seguem o mesmo conceito do batom, as combinações das cores baseadas nos tons quentes e frios de pele.

As tonalidades que tendem ao avermelhado, por exemplo, são super recomendadas para valorizar as mulheres com pele quente. Nesse caso, cores como o marrom, bege, dourado, laranja, bordô e violeta, devem ser muito exploradas.

Agora, para quem possui o tom de pele frio, pode apostar em muitas cores e até mesmo nos tons mais claros, como o branco e o prata, sempre sabendo usar de maneira correta para não ficar muito chamativo.

Geralmente, sombras coloridas e cintilantes ficam ótimas em contraste com a pele negra e causam um efeito visual muito bonito. Além, é claro, de dar aquele ‘up’ na maquiagem.

3 – Bases
Escolher a cor certa de base faz toda a diferença na hora de montar a make. Por isso, sempre escolha a tonalidade exata da sua pele ou a mais próxima, para conseguir um efeito suave e natural quando aplicar o produto.

A grande pegadinha da base para pele negra é o efeito que surge durante o dia. Quando o tom da base está errado, é possível que a pele fique esbranquiçada ou lilás por causa dos pigmentos. Se a base for mais escura, pode dar uma aparência abatida e acinzentada ao longo do dia.

Então, para conseguir um bom efeito, opte por texturas que “desapareçam” no rosto depois de aplicadas. E se a sua pele for muito oleosa, evite bases líquidas ou cremosas.

4 – Corretivo
No caso do corretivo, é fundamental escolher o mesmo tom da sua pele ou poderá evidenciar ainda mais as imperfeições ao invés de escondê-las. No entanto, dependendo da falha, pode ser usada outra tonalidade para disfarçar. Por exemplo:

– Corretivo verde: para imperfeições e cicatrizes avermelhadas;
– Corretivo amarelo: pequenos hematomas roxos ou imperfeições arroxeadas;
– Corretivo lilás: imperfeições amarronzadas ou amarelo-alaranjadas.

5 – Pó compacto
O pó compacto vem para finalizar e fixar a maquiagem. Escolha uma tonalidade próxima a da base e passe do centro para as extremidades, sem exageros.