Técnicas caseiras de hidratação que vão salvar seus cabelos

Qual mulher não gosta de estar com os cabelos lindos e bem tratados? Todas, não é?! Mas, seja por falta de tempo ou mesmo dinheiro, acabamos dando aquela deslizada na aparência dos nossos fios e o resultado disso é um cabelo ressecado e quebradiço. Um verdadeiro show de horrores capilar!

No entanto, para a nossa sorte existem diversas técnicas caseiras, super simples e baratas, que podem ajudar a reviver o amado cabelo. Tirando apenas alguns minutinhos do dia e com ingredientes fáceis de encontrar no mercado, é possível fazer uma ótima máscara de hidratação para tratar e manter as madeixas saudáveis e sedosas.

Funciona?

Os salões dispõem de produtos e apetrechos específicos para um cuidado mais profundo com os fios, o que potencializa os efeitos da hidratação, principalmente quando os cabelos passam por muitos processos químicos.

No entanto, isso não significa que apenas a hidratação feita em salão vá trazer bons resultados para as suas madeixas. Assim como disse acima, nem sempre temos tempo ou dinheiro para ir à um bom salão, então optar por máscaras caseiras feitas com produtos naturais, como o abacate e a babosa, é uma boa saída para manter o cabelo saudável.

Sim, as máscara caseiras funcionam. São vários os produtos que, além de muito eficazes, contem propriedades excelentes para dar brilho e vida aos fios, e são facilmente encontrados no mercado ou em feiras livre, com preços geralmente bem baratos.

Receitinhas super fáceis

Como dizem por aí: “os cabelos são a moldura do rosto”. Então, precisamos cuidar muito bem deles, certo?! Veja abaixo algumas receitinhas fáceis de máscaras de hidratação que vão salvar os seus cabelos.

1 – Máscara de Abacate

abacate

Além de rico em vitaminas e nutrientes, o abacate é uma fruta excelente quando se trata de hidratação dos cabelos. Conhecidíssimo por suas propriedades de restauração incríveis, proporciona brilho, maciez e força aos fios. E também, combate as pontas duplas e previne a queda capilar.

Fazer uma máscara de hidratação incrível à base de abacate é muito simples e fácil, assim como sua aplicação.

Ingredientes:

– ½ abacate maduro (amassado)

– 1 gema de ovo

– 2 colheres de sopa de mel

Depois de misturar todos os ingredientes num recipiente e mexer bem, passe a máscara por todo o cabelo e massageie com as pontas do dedos. Coloque uma touca de alumínio e deixe agir por, mais ou menos, trinta minutos. Depois, é só enxaguar bem.

2 – Máscara de Babosa (Aloe Vera)

aloevera
Não é novidade para nenhuma mulher que a babosa (ou aloe vera) é uma das queridinhas no quesito hidratação capilar. Essa planta, originária da África, tem características regeneradoras e também funciona como um antioxidante natural, assim como é rica em proteínas, vitaminas, sais minerais e enzimas.

São inúmeros os benefícios que a babosa traz aos cabelos, por exemplo: evita quedas, fortalece os fios, dá brilho e força, entre outros. Ademais, é um tratamento muito barato e prático, o que faz dele um dos mais usados. Afinal, que atire a primeira pedra quem não gosta de facilidade, bons resultados e preço justo, não é?!

Para preparar uma máscara de babosa, você só vai precisar de dois ingredientes:

– 1 folha de babosa

– 100ml de água

Em um liquidificador, coloque a água e aquela “gosminha” transparente (o miolo da folha) e bata até misturar bem. Com os cabelos lavados apenas com shampoo, separe as mechas e aplique mistura com a ajuda de um pincel e massageie bem. Coloque uma touca plástica, deixe agir por 30 minutos e lave bastante os cabelos para tirar toda a babosa.

Para melhorar o resultado durante a lavagem, passe condicionador por todo o cabelo e também enxague bem. Deixe secar naturalmente ou use o secador na temperatura baixa.

3 – Máscara de Maisena

maizena

Pode parecer mentira, mas a Maisena (sim, aquela da caixinha amarela) faz milagres com cabelos ressecados. Hidratação, brilho e vitalidade são algumas das vantagens que esse método caseiro inusitado promete à quem está disposta a experimentar.

A ‘touca de gesso’ como também é conhecida a máscara de maisena, originalmente era utilizada para alisar as madeixas, mas foram suas propriedades hidratantes chamaram a atenção. E o melhor, praticidade é o sinônimo para a receita dessa máscara. Veja como é fácil fazer.

Ingredientes:

– 2 colheres (sopa) de maisena

– 1 xícara de água (cabelos lisos) ou 1 e ½ de água (cabelos crespos)

– 1 colher (sobremesa) de açúcar

– 1 colher (sobremesa) de glicerina líquida ou bepantol

– 1 colher (sopa) de creme de hidratação

Dentro de uma panela, misture a água e a maisena, e leve ao fogo. Da mesma forma como é feito o mingau, mexa em fogo médio até engrossar, então retire e deixe esfriar. Quando estiver morno ou frio, adicione os outros ingredientes e mexa bem.

Antes de aplicar, lave os cabelos apenas com shampoo e como eles ainda úmidos, divida em pequenas mechas e vá espalhando a máscara aos poucos, massageando suavemente. Coloque uma touca plástica, deixe agir por 30 minutos e lave com água fria. Se possível, finalize com algum óleo capilar de sua preferência.

*Dica: para manter os cabelos sempre bonitos e saudáveis, esse tipo de hidratação deve ser feita regularmente de 15 em 15 dias.

4 – Máscara de Azeite

azeite

Rico em vitaminas A, D, K e E, o azeite de oliva é um poderoso emoliente e antioxidante natural, que dá maciez e vitalidade aos cabelos. Além disso, rejuvenesce a fibra capilar e evitando fissuras, consequentemente, a quebra dos fios.

Como a máscara da babosa, para preparar a do azeite, você também só precisará de dois ingredientes:

– 1 colher (sopa) de azeite de oliva

– 3 colheres de creme de hidratação

Junte os dois num recipiente e misture bastante. Separe as mechas, aplique mistura e deixe agir por, aproximadamente, 30 minutos (não é necessário usar touca).

*Importante: não aplique a mistura na raiz do cabelo!

5 – Máscara de Ovo

ovo

Mais do que um alimento muito saudável e que ajuda a manter a beleza de dentro para fora, o ovo também é rico em Luteína, um nutriente usado há anos por industrias de cosméticos, pois melhora a elasticidade da pele e dos cabelos.

A mascara de ovo é bem simples e ainda leva mais dois ótimos aliados das madeixas: azeite e mel.

Ingredientes:

– 3 ovos

– 2 colheres de azeite

– 1 colher de mel

Junte todos os ingredientes e bata com uma colher até que a mistura fique homogênea. Durante o banho, com o cabelo lavado, aplique a mascara por todo o comprimento, incluindo o couro cabeludo, e cubra com a touca.Deixe agir por 30 minutos e depois enxague.

Que tal escolher umas dessas máscaras e fazer a hidratação já? Seus cabelos vão te agradecer! 😉