Tipos de sobrancelhas que combinam melhor com cada rosto

Tipos de sobrancelhas que combinam melhor com cada rosto

Você sabia que o formato das sobrancelhas pode influenciar e muito na harmonia do rosto? Conhecidas como as ‘molduras dos olhos’, as sobrancelhas têm como função realçar o olhar e os traços do rosto, deixando a aparência mais natural e bonita.

Da mesma forma que a maquiagem utiliza a técnica da luz e sombra para ressaltar, esconder ou aprofundar o rosto, as sobrancelhas seguem o mesmo conceito, o formato causa uma luz e uma sombra que dá maior destaque para o rosto (leia mais no texto Sobrancelhas: dicas para diminuir falhas com a maquiagem e qual tipo adequado).

O tamanho da sobrancelha varia entre 4,5 a 5,5. E são três os seus pontos principais: início, ponto alto e final. Do início ao ponto alto é o corpo, que corresponde dois terços do tamanho. E do ponto alto ao final é a asa, que corresponde ao um terço restante.

A importância do visagismo no design de sobrancelhas

A importância do visagismo no design de sobrancelhas
O visagismo tem como objetivo o equilíbrio entre o que ela é no interior e no exterior

 

Ao contrário da técnica de limpeza (ou depilação) de sobrancelhas, que tem como finalidade retirar apenas os pelos em excesso que comprometem o desenho natural do rosto, o design de sobrancelhas valoriza os traços, levando em consideração a personalidade e o formato de rosto de cada cliente.

É nesse momento que entra o visagismo, a ciência que estuda as proporções do rosto e a adequação ao temperamento de cada pessoa, tendo como objetivo o equilíbrio entre o que ela é no interior e no exterior. Atualmente, muitos profissionais estão apostando no visagismo aliado ao design de sobrancelhas, para trabalhar na aparência do cliente conforme sua personalidade, conseguindo assim um visual mais agradável, bem como uma face mais expressiva, luminosa e emoldurada.

Tipos de sobrancelhas para diferentes formatos de rosto

Tipos de sobrancelhas para diferentes formatos de rosto
O desenho da sobrancelha deve acompanhar o formato do rosto

 

É importante tomar todo o cuidado na hora de aparar as sobrancelhas, pois um pelinho tirado de maneira errada pode arruinar o desenho e, consequentemente, prejudicar a harmonia facial. Além disso, também deve ser levado em consideração o formato do rosto para descobrir qual desenho valoriza mais os traços. Veja a seguir quais os tipos de sobrancelhas para diferentes formatos de rosto:

1 – Rosto oval: sobrancelhas com um arco suave, que combinam em vários tipos de face, podem ser usadas;

2 – Rosto quadrado: para suavizar o semblante, busque um formato natural e levemente arqueado, sem marcar demais;

3 – Rosto redondo: uma sobrancelha mais arqueada e com linhas grossas ajudam a dar mais ângulos à face;

4 – Rosto triângulo invertido: o formato arqueado é indicado para trazer harmonia. A sobrancelha arredondada também é uma opção, especialmente com as linhas um pouco mais finas, que suavizam o semblante;

5 – Rosto retangular: sobrancelhas mais retas para ter uma feição mais harmônica.